O que uma condessa inglesa, uma ph.D em física e uma atriz de Hollywood têm em comum? Elas criaram invenções que mudaram o mundo! Incríveis Inventoras e suas Grandes Invenções é um jogo inspirador, feito para conhecer incríveis mulheres que conquistaram prêmios Nobel, construíram multinacionais bilionárias e desenvolveram tecnologias que permitiram o surgimento do Wi-Fi e do telefone celular. O desafio é simples: conectar, no menor tempo possível, estas incríveis inventoras às suas grandes invenções!
O DESAFIO É SIMPLES MAS INTRIGANTE: a partir das dicas contidas nos textos das peças, os jogadores precisam descobrir a qual inventora pertence cada invenção e ir conectando as peças, como em um dominó. Cada peça só possui uma conexão correta. São 12 peças contendo 24 invenções que devem ser conectadas às outras 12 peças contendo as 24 inventoras.
Os diversos objetos e tecnologias confeccionados por mulheres de diferentes origens geográfica e étnico-raciais, proporcionam, ao mesmo tempo, um debate a respeito da inserção da mulher na vida social e uma reflexão sobre os avanços técnicos experimentados pelas sociedades atuais que resultam a estudos e inventos realizados há muito mais tempo. O jogo desenvolve pelo menos 3 das competências que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
O jogo pode ser trabalhado em cursos de graduação ou mesmo no ambiente corporativo para iniciar uma discussão sobre inovação ou carreira, na qual os participantes selecionam algumas dessas invenções e inventoras para estudo de caso.
Para organizações e coletivos que se dedicam ao tema, o jogo pode ser um ponto de partida para discutir as causas e consequências da participação ainda minoritária de mulheres em ambientes de pesquisa científica e tecnológica.
CAROLLINA DE LIMA, professora do curso de Pedagogia da UFBA (Universidade Federal da Bahia)
ELIANE DOLCE GUERRIERO, professora de Educação Física da rede municipal de São Paulo.
ANGÉLICA ROSA MACHADO, professora de Recursos Humanos no SENAC Registro (SP)